Nas últimas semanas atendi especialmente pessoas com dúvidas e questões sobre alimentação.
Atendi uma mulher que consome todo dia no café da manhã suco de caixinha tipo “néctar”, com açúcar e aditivos, e “pão” de forma de supermercado, também um ultraprocessado. Dentre suas dúvidas, se comer feijão diariamente prejudica a digestão, e se um pouco de açúcar no cafezinho de manhã seria mesmo muito prejudicial.
Atendi um estudante adolescente, em pleno desenvolvimento por mais uma década até completar seus 24 anos. Ele toma café da manhã antes das 07h e só come de novo depois das 13 horas. Um clássico não é mesmo?! Horas em jejum estudando, gastando justamente o Yang do Baço, cuja função é dar suporte à digestão e à Força do Pensamento, nossa capacidade de raciocínio lógico.
Atendi uma colega, terapeuta de Ayuveda que respeito, cuja alimentação vegetariana consiste em pouco mais de 10 itens, sempre bem cozidos, tudo como manda a cartilha, e (naturalmente) enfrenta dificuldades em recuperar tecidos, fluidos e sangue.
Tenho pacientes que lutam para ganhar e manter o peso. Outras para perder.
Eu mesma estou em uma fase de enfrentamento dos desafios alimentares. Ontem cortei o café após uma semana de “desmame”. E estou juntando forças para dar uma cortada no açúcar. Sim, 8 ou 80 quando não consigo os 40, como muitas de vocês.
A gente vê nas mídias pessoas que parecem não ter grandes questões com alimentação, com muita facilidade tem uma alimentação muito “saudável”. Também possuem disciplina para a prática de atividade física, e ainda trabalham, e têm lazer, e parecem felizes.
O que elas não contam nas redes é que colocam bastante energia em manter a rotina aparentemente ajustada. Que estão em dificuldades nos relacionamentos. Que também se sentem tristes ou frustradas ou iradas, de vez em quando. Que também se sentem ansiosas. Essas pessoas também possuem desequilíbrios e doenças das mais variadas. E não contam que todos aqueles pós proteicos e cápsulas tiram a energia digestiva e formam resíduos, e que elas sofrem com isso hahaha
Não estou dizendo que a gente não deve cultivar um estilo de vida saudável, com rotina, atividade física, movimento. É sim uma das bases da saúde e vitalidade, assim como a alimentação. Acontece que é um cultivo. E tudo que a gente cultiva tem fases. Tem fase de preparar, fase de semear, fase de colher, e fase de descansar. O solo descansa, a gente descansa.
Isso quer dizer que tem fases do nosso autocultivo que a gente descansa. E descansar pode querer dizer muita coisa. E talvez se você vive uma pressão enorme no dia-a-dia, entre casa, trabalho, relacionamentos, apoio com família, com criança pequena, criança adolescente, filhos adultos, você com sua vida… talvez descansar possa ser ficar com o básico.
O básico da alimentação é: coma comida de verdade sempre que puder, nas 3 principais refeições. O que eu chamo de comida de verdade são os alimentos in natura: frutas, legumes, verduras, grãos, cárneos, ovos, leite…
Ah mas o leite inflama! Amiga: leite morno, diluído, com especiarias, com cacau, inflama menos que essa barrinha de sei lá que que você comprou no supermercado semana passada! Ou que sua lata de cerveja.
Você prefere a cerveja? Ótimo, faça suas escolhas. E de resto, o máximo de frutas, verduras e legumes que puder. Se existe algo bem consistente nas pesquisas científicas, e também nos saberes das Medicinas Tradicionais, é que a base da nossa alimentação deve ser abundante em vegetais, e primordialmente de alimentos in natura.
Tem camadas de lapidação? Tem. E tem também comer algo verde e alguma fruta todo dia. Garante isso. E se você pensar no que você pode incluir na sua alimentação pra ela ficar melhor, ao invés de tirar algo? Pensa em incluir uns legumes no lanche da noite, um tomatinho picado, uma sopa ou salada pra acompanhar. Vai pedir pizza? Pede! Enquanto espera rala aquela cenoura que tá quase murcha, limão, azeite, sal, e bora!
Inverno é tempo de descanso. De se nutrir com o descanso.
Sei que tem queijos e chocolate. Aproveita! E faz um panelão de sopa de legumes, de canja, e congela, pra ter à mão. Fica tranquila que se você estiver razoavelmente saudável, seu calor se concentrará no trato digestivo, pra dar suporte aos alimentos mais pesados que a gente deseja – combustível pra manter a temperatura corporal estável no clima frio. Se você não estiver tão bem assim do sistema digestivo, busque suporte, mulher. E até chegar a consulta, já vai pensando em que alimento do reino vegetal você pode incluir.