Medicina Tibetana: Tantra das Instruções Essenciais Secretas sobre os Oito Ramos da Essência da Ambrosia – Tantra Explanatório – Capítulo 14
“… Após o solstício de verão, o caminho do sol muda em direção ao sul nas três estações seguintes, e os dias vão se tornando mais curtos.”
“… A força física de uma pessoa está na sua menor intensidade durante o verão e a estação de chuvas”
“… Brevemente, alimentos e bebidas de qualidade fresca devem ser consumidos no verão. […] O sabor doce deve ser consumido durante o verão”
Medicina Chinesa: O Tratado Interno do Imperador Amarelo – Capítulo 2
“Os três meses do verão simbolizam abundância e florescimento. O Qi do Céu e da Terra interage e a miríade de seres floresce e dá frutos.”
“Ir repousar tarde da noite e levantar-se cedo. Nunca é suficiente receber do sol.”
“Deixe a Mente não ter raiva. Estimule a beleza e aprimore sua elegância. Motive o Qi para que tenha seu fluxo para fora, como se aquilo que você ama estivesse situado do lado de fora.”
“Essa é a correspondência com o Qi do verão e é o Dao para nutrir o crescimento. Opor-se a isso prejudica o Coração.”
Medicina Ayurveda: Astanga Hrdayam – Sutrasthana – Capítulo 3
“… O fim do inverno, primavera e começo do verão também são conhecidos como Adana kala, porque o sol retira a força das pessoas diariamente. Por causa da natureza de sua órbita, o sol e o vento tornam-se muito fortes e secos durante essas três estações, retirando a qualidade fria da terra, […] e o sabor picante impacta mais intensamente no verão, pois é um período com predominância do fogo.”
“No verão os raios de sol se tornam poderosos dia a dia, e parecem ser destrutivos a todas as coisas. Kapha dosha diminui a cada dia, e vata aumenta consequentemente; assim nesta estação deve-se evitar o uso de substâncias salgadas, picantes e ácidas; atividade física intensa; e exposição ao sol excessiva.”
“Deve-se consumir alimentos que são doces, leves para digestão, gordurosos, frio e líquidos […]”
“Vinho (bebida alcoólica) não deve ser consumido, se for muito necessário consuma pouca quantidade, ou diluído com água; se consumido em doses altas pode causar perda de massa, debilidade, sensação de queimação e ilusão.”
“Durante o dia deve-se permanecer em florestas com árvores altas que obstruem os quentes raios de sol, ou em casas cercadas por flores e parreiras (uva); pendure tecidos de algodão umedecidos com essências doces, ou ramos de folhas tenras e frutas; durma em cama macia preparada com pétalas de flores, e tenha flores por todo o lado; ou permaneça durante o dia dentro de uma casa refrescada por fontes de água, e assim se livre do calor do sol.”
“Durante a noite, deve-se dormir no terraço sob a luz da lua. A exaustão do calor pode ser aliviada com o uso de pastas herbais na pele, uso de guirlandas de flores, ao se evitar atividade sexual, ao vestir roupas leves e finas, pelo uso de abanadores, e ao se refrescar com aspersão de água […]”