Você já ouviu falar que no Ayurveda usa-se muito óleo de gergelim, certo?
É o óleo base, presente na maioria dos óleos medicados. Até a palavra “taila”, que quer dizer óleo em sânscrito, deriva do gergelim chamado “tila”!
Falamos sempre em fazer automassagem, bochechos, instilações nasais com o gergelim… mas você sabe por que usá-lo?!
O gergelim (Sesamum indicum) é uma semente rica em ômega-3, responsável por sua ação antinflamatória. Tem fitoesteróis, contribuindo pra saúde sexual e reprodutiva, e é fonte de vitamina E, um antioxidante importante para a saúde do sistema nervoso, cardiovascular, da pele e cabelos. E ainda é uma fonte maravilhosa de cálcio, ferro e magnésio!
É doce, picante, adstringente e amargo, tendo efeito aquecedor. Beneficia todos nossos tecidos, e em especial os sistemas digestivo, respiratório, ósseo e excretor.
Veja só as ações do gergelim descritas na literatura do Ayurveda: aumenta a força, promove crescimento dos tecidos, promove a sensação de satisfação, rejuvenescedor de todos os tecidos, afrodisíaco (beneficia sexualidade e reprodução), tem penetrância (nas células, sendo um ótimo carreador), promove lubrificação, é demulcente e laxante, beneficia pele e cabelos, cicatrizante, é tônico das funções cognitivas. Maravilhoso né?!
Na Medicina Chinesa, ele nutre Fígado, Rins, lubrifica intestinos, escurece os cabelos grisalhos, é um tônico corporal geral e beneficia a pele.
Em especial:
– Fortalece e lubrifica os pulmões, sendo útil em condições de secura e sensibilidade
– Nutre o tecido ósseo e é usado para prevenir osteopenia e oesteoporose quando relacionadas ao desequilíbrio do dosha vata (ou simplesmente ao avançar da idade, que tem a ver com este dohsa)
– Sensacional para a pele, e condições como dermatites, eczemas, psoríase, e também beneficia regiões mucosas como no caso de gengivas sensíveis
– Tônico excelente dos tecidos muscular, nervoso e reprodutivo, pode ser usado para recuperação e fortalecimento em geral em recuperação de doenças
– Lubrifica o sistema digestivo, para quando há secura e constipação associadas ao dosha vata
O cuidado é principalmente para o consumo alimentar, em que ele pode trazer calor em excesso para quem têm uma natureza mais quente. Ainda, na forma de óleo pode ser muito quente e oleoso para massagem em algumas pessoas.
Você conhecia toda a potência do gergelim?!