Quero fechar a série sobre rotina diária trazendo um pouco sobre agni, nosso fogo digestivo e metabólico.
Embora agni seja um assunto muito vasto, uma vez que é o principal fator para determinar nossa saúde e vitalidade, ou desorganização e adoecimento, destaco aqui quatro aspectos básicos para trazermos a atenção no dia-a-dia!
1) Comer com fome: nem um pouquinho, e nem uma fome intensa. Comer com fome é o sinal de que nosso corpo está pronto para digerir, absorver, metabolizar e excretar!
2) Comer com regularidade: com gentileza, garantir que na maior parte dos dias as refeições aconteçam em horários parecidos, para que nosso sistema possa se preparar o melhor possível para a digestão.
3) Fazer do almoço a principal refeição: maior quantidade de alimentos, e alimentos mais complexos, pesados, de difícil digestão, devem ser ingeridos no horário em que o agni é mais forte. Como o próprio sol sinaliza no macrocosmo, o almoço deve ocorrer entre 10h00 e 13h30 – a depender de vários fatores, dentre eles a rotina da pessoa, individualidade e sazonalidade.
4) Evitar comer de noite: jantar até 19h00 – 19h30, evitar avançar para 21h – 22h. Não temos a mesma capacidade digestiva conforme anoitece, e muito facilmente podemos causar obstrução no nosso sistema digestivo, e daí para aprofundar é facinho!
O que você acha mais e menos fácil disso tudo?