Os cinco elementos compõem todo o universo material. Não são entendidos de forma simplesmente metafísica, mas sim como indicadores das propriedades das substâncias. A variação e proporção dos cinco elementos em cada substância explica a diversidade da natureza, bem como as propriedades das substâncias. Quando há predomínio do elemento ar, a substância é leve e seca, como os feijões. No predomínio do fogo, a substância é quente e penetrante, como as pimentas. No predomínio do elemento água, é fria, pesada e nutritiva, como os óleos e gorduras; e assim por diante.

Os tridosha (vata, pitta e kapha) são forças bioenergéticas que governam a fisiologia humana, sendo a manifestação dos cinco elementos no nosso corpo. Vata é composto por espaço e ar, pitta por fogo e água, e kapha por água e terra. Então, considerando as propriedades representadas pelos cinco elementos, vata é leve, seco, móvel, áspero, frio e sutil. Pitta é quente, penetrante, leve, levemente oleoso, fluído e possui odor desagradável. E kapha é oleoso, frio, pesado, letárgico, pegajoso, macio, viscoso e estável.

Imagem retirada do site “The Ayurvedic Institute”

As pessoas possuem em si todos os cinco elementos, portanto todos nós temos os três dosha. Cada dosha é mais responsável por determinadas funções no nosso corpo, e ocupa com mais intensidade diferentes órgãos, sistemas e regiões. Vata, em todos nós, é responsável por todo o tipo de movimento. Pitta pela digestão, metabolismo, temperatura e coloração. E kapha é responsável pela estrutura e lubrificação do corpo, os tecidos e líquidos.

Da mesma forma que as substâncias da natureza têm predomínio de um ou mais elementos, nós também. Essa predominância chama-se prakriti, nossa natureza, constituição. O mais comum é que dois dosha predominem em uma pessoa, mas também pode haver um único dosha predominante, e menos frequentemente uma constituição com os três dosha distribuídos de forma semelhante. A constituição é determinada no momento da concepção, sofre influência da gestação, mas nunca muda. O que muda, e muito, é o estado de saúde (vikriti), como estamos a cada momento. A palavra dosha significa “aquele que está sempre em erro”, e revela a característica impermanente dos dosha, que podem aumentar ou diminuir, e facilmente se desequilibrar na dança da vida.

Ter o predomínio de vata, significa ser leve nas formas corporais, e talvez apresentar algumas irregularidades ósseas e estruturais; ter maior tendência à secura na pele, cabelos, mucosas e intestino; ser mais suscetível ao frio e vento; ter maior facilidade em gastar energia de diversas formas e, portanto, em perder peso, músculo, líquidos. O predomínio de pitta se manifesta pela presença do calor, suor, na preferência pelo clima frio; sua eficiência metabólica promove harmonia nas formas corporais, no ganho de peso e músculo; o apetite é feroz, e o olhar, gestos, fala, e até seus odores podem ser penetrantes. Já a constituição de predomínio kapha, pela ação do peso e da lentidão, tende ao acúmulo, que pode ser de músculo, ou líquidos, gordura e muco, com facilidade para obstrução; as formas corporais são grandes e arredondadas; e quando em equilíbrio a saúde e vitalidade são abundantes e estáveis como a força da água e da terra.

E é por meio dos cinco elementos que nos relacionamos com o mundo. Ou melhor, das propriedades predominantes nas substâncias, representadas pelos cinco elementos. Assim, podemos manter, potencializar, ou prejudicar nossa saúde conforme nossa exposição a um certo elemento ou propriedade. Isso acontece em todas as nossas exposições: a alimentos, a um estilo de vida, ao clima, e às emoções.

Aumentamos o ar e o dosha vata com alimentos secos e leves, por meio de um estilo de vida irregular, sem ritmo, em dias frios ou com vento, e quando nos sentimos vulneráveis, com medo, ansiosos.

Aumentamos o fogo e o dosha pitta com alimentos picantes e ácidos, quando temos um estilo de vida de excessos, por exemplo os que sobrecarregam o fígado como álcool e gordura, em dias muito quentes, e quando exacerbamos a competição, a agressividade e a raiva.

Aumentamos a água e o dosha kapha com alimentos doces, gordurosos, pesados, por meio de um estilo de vida sedentário, com cochilos de dia e refeições tarde da noite, em dias frios e úmidos, e quando nos sentimos magoados, pesarosos e apegados.

“Descobrir” nossa constituição é perceber as características que predominam na gente: leveza ou peso, frio ou calor, secura ou oleosidade, movimento, penetrância ou lentidão. É olhar para a fisiologia, para a tendência da nossa digestão, do metabolismo nos tecidos, olhar para os ritmos de sono e de funcionamento intestinal. É conhecer os órgãos e sistemas que são mais frequentemente solicitados, e que podem ser os mais sensíveis quando algo não vai bem. É reconhecer nosso potencial.

Ser de uma determinada constituição significa tender a aumentar estes dosha. Por exemplo, uma pessoa de prakriti pitta e kapha possui estes dois dosha em maior quantidade do que vata. Sua estrutura física, sua fisiologia, as tendências desta pessoa revelam o predomínio das qualidades de pitta e de kapha. Para manter a saúde, essa pessoa deve buscar um estilo de vida que pacifique, reduza, pitta e kapha, já que essa é sua tendência de aumento. Vale ressaltar que podemos nos desequilibrar em qualquer um dos dosha, mesmo que não seja nossa constituição predominante. O estado atual de saúde (vikriti no desequilíbrio) é um reflexo dos nossos hábitos, uma manifestação das propriedades a que estamos expostos.

O Ayurveda assim mostra sua simplicidade, beleza e potência! Nos convida a harmonizar nossa constituição, a natureza interna, com a Natureza externa e o todo, por meio das escolhas de alimentação, estilo de vida e comportamentos. Uma série de medidas de autocuidado são descritos como possíveis na nossa rotina diária. Essas medidas irão proteger os órgãos dos sentidos, que são os responsáveis pelo contato com as todas substâncias do mundo externo. Essa rotina diária pode e deve ser adaptada de acordo com a natureza de cada um (prakriti – constituição), e também com a sazonalidade e ciclo de vida – as estações da natureza e as estações da nossa vida.

Se interessou em conhecer sua constituição (prakriti) e potencializar sua vitalidade? Posso te ajudar, entre em contato!