Você sente seu corpo seco por dentro? Talvez ele esteja ansiando por nutrição profunda.

O que é essa tal Deficiência de Sangue na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)? É a mesma coisa que anemia por deficiência de ferro? O que causa a Deficiência de Sangue, e quais são os seus sinais?

Segundo a OMS, 30% das mulheres entre 15 e 49 anos, ou seja, em idade reprodutiva, têm anemia por deficiência de ferro. As causas atribuídas são:

  • Menstruação (sempre me espanta ver fase da vida como causa de adoecimento…)
  • Baixa ingestão de alimentos fonte de ferro
  • Gestação (🤔)
  • Questões absortivas, entre outras

O que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chama de Deficiência de Sangue engloba uma categoria clínica maior do que a deficiência de ferro na biomedicina. Esta última será determinada por um exame laboratorial.

Para a MTC observamos sintomas, inspecionamos sinais, e o diagnóstico da Deficiência de Sangue é feito independentemente do exame acusar os níveis de ferro deficientes. Ou seja, podemos identificar sua deficiência antes que apareça no exame laboratorial.

Alguns dos sintomas da Deficiência de Sangue são:

  • pele, lábios secos
  • unhas secas, quebradiças, esbranquiçadas
  • cabelos secos e queda
  • olhos secos, visão borrada
  • cãibras frequentes
  • tontura
  • formigamento, dormência
  • humor pra baixo, pensamentos ruins, perda de sentido
  • redução do volume e duração do sangue menstrual

A Deficiência de Sangue na MTC indica uma deficiência nutricional. O Sangue é uma forma de Qi (pois “tudo é Qi”) densa, fluida e nutritiva. Compõe o Yin do nosso corpo. Ele nutre, lubrifica, e aquece.

O Sangue é formado a partir do que o Baço consegue transformar da sua alimentação, com um pouquinho da Essência que vem do Rim, mais o Qi que vem dos Pulmões.

As principais causas da Deficiência de Sangue são: a **ingestão insuficiente**, ou empobrecida, de alimentos que formam o Sangue; e a transformação inadequada dos alimentos, ou seja, o prejuízo da função digestiva.

Sim, as mulheres estão em mais risco para desenvolver Deficiência de Sangue, pois menstruam e vertem Sangue mensalmente por décadas. E, de fato, uma gestação requer muita nutrição. Mas fase de vida não é doença, e existem diversos cuidados possíveis para que esse cenário não aconteça.

A verdade é que nossa cultura ocidental não nos ensina a cuidar da saúde. A própria medicina científica nem sabe o que significa “potencializar a saúde e vitalidade”. E, principalmente, não aprendemos a viver de uma forma que favorece nosso corpo feminino.

Justamente pelo fato das mulheres terem mais necessidade de repor o Sangue, acabam desgastando mais a função digestiva, atribuída ao Sistema do Baço e Estômago – Elemento Terra.

O segredo para se manter nutrida e hidratada é, então, garantir a alimentação adequada, se possível que apoie o seu ciclo. E também dar suporte à digestão.

Aqui a Medicina Chinesa será assertiva: é importante consumir carnes. O caminho do vegetarianismo ou veganismo, para mulheres em idade reprodutiva, requer vigilância com a alimentação e suplementação constante – lembrando que tudo o que for concentrado exige mais da nossa metabolização (Baço). E que “energeticamente”, é muito diferente comer um frango de consumir uma cápsula, sem dúvidas muitas coisas se perdem…

Quanto à digestão, gostaria que você soubesse que não se deve viver arrastando sintomas digestivos. Sentir muito sono, ou uma sensação de peso importante após comer, não é normal. Não ter fome de manhã, não ter fome depois de horas em jejum, não é normal. Não evacuar todos os dias não é normal. Sentir estufamento não é normal. Qualquer sintoma digestivo recorrente está fragilizando sua capacidade de nutrir o seu corpo.

Reconectar-se com a nutrição e reabilitar a função digestiva é um ato de Cultivo de Vitalidade Feminina. Você pode regenerar seu corpo. E nesse caminho eu posso te apoiar.