Medicina Tibetana: Tantra das Instruções Essenciais Secretas sobre os Oito Ramos da Essência da Ambrosia – Tantra Explanatório – Capítulo 14

“Após o solstício de inverno, o sol muda para o norte por três estações, e os dias se tornam mais longos. O equinócio de primavera (…) cai exatamente na metade dos dois movimentos [solstícios] do sol. Oito dias após o equinócio de primavera (…) o trovão do dragão começa [período em que as tempestades são mais comuns no Himalaia].”

“… A força física de uma pessoa é moderada durante a primavera”

“Durante o inverno, Bad-kan [humor relacionado ao elemento àgua e à fleuma] acumula-se no corpo e eventualmente se espalha durante a primavera devido ao calor da estação. Isso causa enfraquecimento do calor digestivo e a manifestação de desequilíbrios de Bad-kan. Para pacificar Bad-kan a pessoa deve contar com alimentos dos sabores amargo, picante e adstringente. Cevada envelhecida, carne de animais de regiões áridas, mel, água fervida, decocção de gengibre e alimentos de qualidade áspera devem ser consumidos. Atividade física regular e massagem seca com grãos em pó são recomendados para pacificar os transtornos de Bad-kan. As pessoas devem relaxar confortavelmente na sombra de um jardim com fragrâncias doces.”

“Em resumo (…), alimentos e bebidas de qualidade áspera [secos] devem ser consumidos na primavera. (…) Os sabores amargo, picante e adstringente devem ser consumidos na primavera. (…) Emese é recomendada na primavera.”

Medicina Chinesa: O Tratado Interno do Imperador Amarelo – Capítulo 2

“Os três meses de primavera denotam expansão e amplitude. Céu e Terra juntos geram vida; uma miríade de seres floresce.”

“Ir repousar tarde da noite e despertar cedo. Mova-se pelo jardim com passos vigorosos. Solte os cabelos e fique à vontade com a aparência física, assim induz a mente a se orientar na vida.”

“Dar a vida e não matar. Dar e não tomar. Beneficiar e não punir. Isto é correspondência com o Qi da primavera e o Tao para nutrir a vida.”

“Opor-se a isso prejudica o Fígado. No verão, isto causa alterações para frio, e há pouco para sustentar o crescimento.”

Medicina Ayurveda: Astanga Hrdayam – Sutrasthana – Capítulo 3

“… O fim do inverno, primavera e começo do verão também são conhecidos como Adana kala, porque o sol retira a força das pessoas diariamente.”

“(…) Por causa da natureza de sua órbita, o sol e o vento tornam-se muito fortes e secos durante essas três estações, retirando a qualidade fria da terra, (…) e o sabor adstringente impacta mais intensamente na primavera, pois é um período com predominância do fogo.”

“A força das pessoas (…) é moderada durante a primavera.”

Kapha [humor relacionado aos elementos água e terra], que sofreu aumento nas estações frias, se liquefaz na primavera pelo calor do sol, diminui o agni (atividade digestiva no trato alimentar), e dá origem a muitas doenças; assim kapha deve ser controlado rapidamente, recorrendo-se a emese forte, medicação nasal e outras terapias, e também a alimentos que sejam facilmente digeridos e secos (sem gordura e umidade), atividade física, massagem seca e massagem leve com os pés.”

“Tendo assim mitigado kapha, a pessoa deve tomar banho, olear o corpo com pasta de karpura [cânfora], candana [sândalo], aguru [Aquilaria agalocha] e kumkuma [açafrão Crocus sativus], usar farinha de cevada envelhecida, mel, carne de animais de áreas desérticas, e carne assada no fogo. Beber suco de manga com substâncias fragrantes [especiarias], na companhia de amigos, sendo oferecido pela pessoa amada que se tornou mais agradável pelo doce perfume de seu corpo e pela graça de seus olhos de lírio, a bebida portanto trazendo satisfação à mente e ao coração.”

“A pessoa deve consumir bebidas frescas como asava (infusão fermentada), arista (decocção fermentada), sidhu (caldo de cana fermentado), mardvika (suco de uva fermentado), madhava (água de mel) ou água fervida com srngavera ou sarambu (extrato de árvores como asana [Terminalia elliptica], candana, etc.), ou água misturada com mel, ou água fervida com musta [tiririca Cyperus rotundus].”

“As pessoas devem passar o dia em alegria, na companhia de amigos, engajados em jogos agradáveis, passatempos, contação de histórias, etc., em florestas ou jardins que tenham brisa fresca que venha do sul, com abundância de água em volta, pouca luz solar, a terra coberta por cristais brilhantes, com pássaros em todos os lugares cantando agradavelmente, engajados em brincadeiras amorosas, com árvores de diversos tipos que tenham flores lindas e perfumadas.”

“Alimentos que são de difícil digestão e frios, dormir durante o dia, alimentos gordurosos, ácidos e doces devem ser evitados.”