Você sabia que no contexto das Medicinas Tradicionais Chinesa e Ayurveda a gente não fala em intolerâncias alimentares?

Isso mesmo, essa ideia de termos dificuldade em digerir um certo alimento específico, a exemplo da tão famosa intolerância à lactose, não são diagnósticos que reconhecemos nesses sistemas.

Para as Medicinas Chinesa e Ayurveda é tudo uma questão de força digestiva. Se a sua função digestiva estiver boa, você não terá grandes dificuldades digestivas.

Agora que alimentos são esses? E quais são as formas de ingestão?

Perceba que ao mesmo tempo em que esse sistemas entendem que nossa função digestiva deve dar conta de digerir, entendem também que existem:

  • Alimentos de melhor ou pior digestibilidade, “leves ou pesados”
  • Hábitos alimentares que favorecem a função digestiva, incluindo horários, combinações alimentares, formas de preparo, comensalidade, etc.
  • Impactos da sazonalidade, ex. a função digestiva aumenta no inverno e diminui no verão
  • Características essenciais de cada pessoa

A principal mensagem que quero deixar é que tão importante quanto o que você come é como você come. Esses dois aspectos vão se articular para formar o seu poder digestivo, a qualidade da sua digestão.

E se existe regra de ouro, ela é: coma de acordo com a sua função digestiva.

Outra forma de compreender a perspectiva das Medicinas Tradicionais é que devemos sentir fome nas principais refeições, e que após nos alimentarmos deve haver conforto, e ausência de sintomas digestivos persistentes.