Acredito que sim!

O sistema imune é um “sistema”, portanto complexo, regulado por diversas vias fisiológicas. É impactado pela alimentação, estilo de vida, e estados emocionais (desde sensação de felicidade à estresse intenso ou recorrente).

Os efeitos colaterais às vacinas, em geral, são reações normais da nossa resposta imune à presença de uma substância estranha ao nosso corpo.

imagem retirada do site da PAHO

Nos dias anteriores e posteriores à vacina ajude seu sistema! Durma bem, coma bem (variedade de frutas e vegetais), mantenha-se ativa e hidratada.

Cuide do seu agni! O estado do “fogo digestivo e metabólico” é muito importante para o funcionamento do sistema imune.

Favoreça sua microbiota! Além da função de barreira contra patógenos, de modular processos de nutrição e metabolismo, de neurotransmissão e genômicas, a microbiota intestinal  atua no desenvolvimento, maturação e na função (ou disfunção) imunológica!

Se possível, controle o nível de estresse! Existe uma relação bidirecional entre o Sistema Nervoso Central e o sistema imune, por meio do sistema endócrino. O estresse fisiológico, psicológico ou social pode induzir desregulação imunológica em muitos aspectos da resposta imune.

Práticas que fortaleçam a integração mente-corpo, e que aumentam as habilidades socioemocionais têm muito a contribuir!

Não há estudos sobre alimentos, vitaminas, minerais ou suplementos que possam melhorar a resposta imunológica das vacinas para covid-19.

Mas existem estudos que mostram benefícios para outras vacinas, e há diversos produtos naturais que podem ser benéficos para sua saúde e vitalidade em geral, e em especial para o sistema imune – consulte uma profissional!

Não se extenue nos dias anteriores à vacina, e se possível descanse nos dias posteriores: preserve sua potência para o trabalho do sistema imune.

Não consuma álcool nas 24h anteriores à vacina, pois é possível que acelere reações alérgicas.

Não se medique anteriormente à vacina para evitar efeitos colaterais, pois diversos medicamentos podem interferir na resposta imunológica (ex. antinflamatórios não esteroidais).

Consulte sua profissional de saúde para saber de possíveis interações entre suas medicações em uso e a vacina (isso inclui plantas e outras substâncias naturais!).